PRESSÃO

Pressão

O ar sob pressão é essencial ao pneumático e influencia diretamente na segurança, aderência, estabilidade, resistência ao rolamento de roda (consumo de combustível), conforto (flexibilidade e ruído), desgaste e deterioração dos pneus (quilometragem).

 

Baixa Pressão

É com certeza um dos piores inimigos do pneu, ela acelera o desgaste dos pneus pois provoca um aquecimento dos mesmos, aumenta o desgaste nos ombros, deslocamento e deformações da carcaça.

Aumenta também o consumo de combustível, devido a resistência ao rolamento de roda, causa perda de estabilidade nas curvas provocando uma direção pesada e aumenta o ruído.

 

Alta Pressão

A alta pressão acelera o desgaste dos pneus no centro da rodagem, aumenta a propensão a estouros por impacto, cortes, provoca também maior facilidade de penetração porque a rodagem fica mais rígida, haverá uma perda de estabilidade nas curvas devido a uma menor área de contato e o pneu fica suscetível a rachaduras nos sulcos por esticamento excessivo e o veículo vai ficar mais duro devido a uma menor flexão.

 

Informações Adicionais

Deve-se portanto, usar sempre a pressão recomendada (especificada) pelo fabricante do veículo, observar sempre o manual do proprietário ou a tampa de combustível , pois lá estão descritas as pressões recomendadas.

Verificar a pressão e calibrar sempre os pneus frios, ou quando o veículo tiver rodado menos de 2 km, pois ao rodar mais que esta quilometragem provocará um aumento da pressão interna. Deve-se verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana, ao viajar, calibre os pneus com duas (2) libras a mais em grandes distancias, pois assim o pneu rodará mais refrigerado.